segunda-feira, 16 de julho de 2007

Um pequeno gesto faz a diferença!

A minha palavra de hoje é "REPUGNÂNCIA!" Não há dúvida que a fonética é engraçada.

Passo a explicar a escolha de tal palavra:

Como pessoa neste mundo, especialmente estando de férias, não dispenso do meu passeiozinho de vez em quando, não digo diário, mas quase. Hoje, e por estar com ar de chuva, resolvi sair de casa e gozar este tempo um tanto ou pouco estranho para dia 16 de Julho, pleno Verão.

Como já vem a ser habitual, saí de casa sem destino. Bem, digamos que o meu destino era regressar a casa quando me desse "na telha". Fui parar à Praia de Carcavelos. Adoro desfrutar dum bom fim de tarde na praia, com roupa não adequada, e molhar os pés!

Bom, voltando ao que interessa, "repugnância". Não pude deixar de estar indiferente à quantidade de lixo que encontrei pelo caminho! E isso é que me repugna, o facto das pessoas deitarem lixo para o chão como se fosse um acto inofensivo e natural! A mim, sinceramente, mete-me nojo! E pior que isso, tive foi nojo desta sociedade e de mim mesmo. Dei por mim a pensar: "Estas pessoas são porcas, deitam tudo para o chão, ando eu a reciclar em casa para ver tantas embalagens de plástico no chão!?" Ou seja... a culpa é dos outros! E pensei "Este lixo não é meu, a culpa é de quem o deitou no chão"! E foi aí que se fez luz! Este lixo é meu, é meu porque é a mim que ele incomoda! É então que pego numa garrafa de Joy e a deito no contentor amarelo! Nem fazem ideia como soube bem! Da proxima vez k passar por aquela rua, aquela garrafa já não vai estar lá! Podem ter a certeza que não foi só a garrafa de refrigerante que apanhei do chão hoje! Agora, por amor de Deus, não vou andar a varrer as ruas. Mas aposto que os varredores de ruas andam cheios de paz de espírito e de consciência tranquila no que toca a lixo!

Garanto-vos, se estiver alguma embalagem no chão que me incomodar, e eu souber que dali a poucos passos existe um ecoponto, ai é certo que o destino dessa embalagem é ser reciclada!

É com nojo de ti que escrevo isto! Não com nojo do lixo, isso resolve-se lavando as mãos!

Olha o que aconteceu a esta pobre criatura, vítima de lixo marinho! Os teus actos têm consequências com um impacto maior que possas imaginar!

Lembra-te, não é tarde! Separar é Cool!

Sem comentários: